sábado, 18 de março de 2017

Cultura Digital, Redes Sociais e Narrativa Transmidiática nos Novos Filmes de Star Wars


Esse trabalho foi apresentado no Festival de Cinema de Viana do Castelo em 2016

Thelma Panerai Alves (UFPE)
Membro do CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais), da UAb
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da UFPE

Ana Beatriz Gomes Carvalho (UFPE)
Membro do CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais), da UAb
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da UFPE

Robson Garcia Freire (UVA)

Membro do CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais), da UAb


Resumo

A narrativa transmidiática despontou como um elemento importante para a compreensão de novos formatos de comunicação a partir do conceito criado por Jenkins (2003). Segundo Scolari e Guerrero (2012), muitos investigadores têm incorporado os estudos sobre as narrativas transmidiáticas em suas pesquisas, uma vez que o tema é bastante atraente na era da convergência, devido ao seu caráter multidisciplinar. O objetivo deste artigo é discutir a concepção e os desdobramentos da narrativa transmidiática em Star Wars, com o lançamento da nova trilogia em 2015, em um contexto tecnológico completamente diferente da época do lançamento do primeiro filme, principalmente no que diz respeito ao uso intenso das redes sociais. A pesquisa realizada utilizou a etnografia virtual, com coleta de dados nas redes e a posterior utilização do software Node XL, possibilitando o conhecimento sobre a relação existente entre o que foi comentado a respeito dos filmes antigos x filmes novos x universo expandido. Embora a intencionalidade na elaboração de uma estratégia transmidiática seja controversa, não resta dúvida sobre o papel fundamental dos fãs na criação do universo expandido e na divulgação de narrativas diversas, em diferentes mídias. A limitação tecnológica existente na época do lançamento de Star Wars não impediu o desdobramento da história em outras mídias: foram criados livros e quadrinhos que desenvolveram personagens pouco explorados no filme ou criaram outros que sequer foram mencionados no cinema. Os especialistas estão de acordo que Star Wars representa uma ruptura, do ponto de vista cinematográfico, com o modelo de cinema praticado em Hollywood até então, mesmo sem ser necessariamente original (VILLAÇA, 2015). O lançamento dos novos filmes em um contexto de uso massivo das redes sociais expandiu a narrativa transmidiática de Star Wars e estabeleceu um movimento de convergência entre os fãs, relacionando os elementos do universo expandido e dos filmes anteriores.


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