sexta-feira, 17 de março de 2017

Entenda o Conceito de Transmídia e a Cultura da Convergência

Depositphotos.com/Vasilev_Ki
A estratégia de transmídia utiliza diversos meios
para transmitir uma mensagem ao público.
Quando falamos em transmídia estamos nos referindo ao uso de algumas mídias para contar uma história ou transmitir uma mensagem a determinado público. E embora esse termo já exista há muitos anos, atualmente, ele apresenta mais recursos para transcender essa mensagem: a era da internet, onde as mídias sociais possuem um papel muito importante para a disseminação da informação.

Essa é uma estratégia utilizada pelo marketing como forma de propagar uma ideia ás pessoas de forma efetiva, ou seja, através de um recurso que realmente atraia a atenção delas.

O uso da transmídia é ainda mais importante mediante o cenário que vivemos – somos bombardeados diariamente por informações, e por isso, só nos atentamos ao que realmente nos interessa ou é diferente. E histórias são interessantes e envolvem as pessoas.

Vale mencionar que a história aplicada a transmídia deve apresentar em seu contexto os valores da marca e não apenas a trajetória ou jornada de herói, por exemplo. É interessante, portanto, que valores e enredo estejam aliados de forma interessante e atraente.

Fazer transmídia não é uma tarefa fácil, mesmo porque é uma ferramenta que requer conhecimento em diversas áreas não só a de marketing, pois designer e cinema, por exemplo, também são bastante importantes.

E como já dito, a transmídia é um conjunto de mídias que contam juntas uma determinada história. A questão é que como cada uma das mídias possui suas características próprias, elas contribuirão de forma específica para o enredo.

Já a cultura da convergência, trata-se de um conceito abordado no livro de Henry Jenkins que trás esse mesmo título. Para Henry, as formas de comunicação tendem cada vez mais a convergirem para um único meio.

Segundo o autor, todas as principais mídias estão sendo influenciadas pela internet como uma forma de adaptação às transformações culturais, sociais e mercadológicas que ela trouxe aos meios de comunicação.

Seguindo essa teoria, a convergência se aplica apenas ao modo como as informações serão produzidas, veiculadas e consumidas, mas não diz respeito ao aparelho por onde isso irá acontecer. Por exemplo, a promoção de uma marca ou mensagem, atualmente, tende a concentrar-se nos meios de comunicação tecnológicos, como a internet, mas os receptores da mensagem não utilizam apenas o celular ou o computador para serem impactado por essa ação.

A cultura da convergência procura explicar os fundamentos da sociedade que se desenvolveu em torno das tecnologias e da internet, tornando-a capaz de produzir o seu próprio conhecimento e compartilhá-lo com o resto do mundo.

Aplicar esse conhecimento às formas de comunicação atuais faz com que a empresa construa uma relação efetiva com o seu consumidor. A busca por interatividade e informação faz com que um produto, site ou serviço tornem-se importantes para esse consumidor, desde que tragam o conteúdo que ele considera relevante e da forma mais apropriada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário