quinta-feira, 23 de março de 2017

Wodaabe - Die Hirten der Sonne. Nomaden am Südrand der Sahara (1989)

Herdsmen of the Sun (German: Wodaabe - Die Hirten der Sonne)

O Wodaabe são parte da nação Fulani, um subgrupo étnico de pastores e comerciantes. Eles vivem como nômades em todo o Sahel, com as migrações do sul do Níger, através do norte da Nigéria, onde a sua população mais velha de Camarões nordeste e oeste da República Centro-Africano e Chad concentrada. Desprezado por todas as aldeias vizinhas, que eles chamam Bororos (para não ser confundido com os Bororo da Amazônia), traduzido como "gado Fulani", que significa "aqueles que vivem em campos de gado". Wodaabe chamar-se "aqueles que estão sob o tabu de pureza".

O filme Pastores sol (o sol Herdsmen) explora rituais sociais e celebrações culturais Wodaabe tribo de nômades na África Subsaariana, focando com especial destaque para a celebração Gerewol, um concurso de beleza masculina elaborado para ganhar esposas.

No final da estação das chuvas, em Setembro, vários clãs Wodaabe reúnem-se em vários lugares tradicionais, antes do início do início da transumância temporada para celebrar a festa Gerewol. A mais conhecida delas é a Salee Cure (Nomads Festival), realizada em In Gall, no nordeste do Níger. Aqui jovem Wodaabe, com composição elaborados, penas e ornamentos, execute Yaake: danças e músicas para impressionar as mulheres casadeiras, que como uma competição são julgadas por mulheres jovens. O ideal de beleza masculina do Wodaabe salienta estatura, olhos e dentes brancos. O festival é executado por uma semana, fazendo uma série de trocas de bens e esposas consumidos em casamentos.


Ficha Técnica:
Directed
Werner Herzog
Produced 
Patrick Sandrin
Narrated 
Werner Herzog
Cinematography
Jörg Schmidt-Reitwein
Edited 
Maximiliane Mainka
Release date
1989
Running time
52 min.
Country West
Germany
Language
German
English
Fula

IMDB
Wikipedia



Nenhum comentário:

Postar um comentário